segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ANO ELEITORAL CHEGANDO....


OBA!... ELE CHEGOU.

Finalmente chegou mais um ano eleitoral. Todos os nossos problemas serão solucionados e Iguape salva dos incompetentes, dos que fazem de conta que conhecem nossa realidade, dos politiqueiros que falam o que querem nos palanques e depois não admitem cobranças.

Pacato cidadão, você já reparou como os velórios estão concorridos? Ninguém a não serem os parentes e amigos liga para o mortinho, mas como tem gente quase desconhecida abraçando a viúva.

Nas famosas quermesses, bingos, festas de santos e ensaio de blocos carnavalescos, quanta gente que nos três últimos anos nem chegava perto, agora fazem questão de levarem a família, pagarem uma loira gelada para a rapaziada e churrasquinho de gato para a molecada carente.

Se depender dos trezentos e oitenta e seis candidatos a vereador, estamos a caminho do paraíso... Emprego pleno, saúde perfeita, segurança garantida e muito amor pela cidade que paga seus salários e mordomias.

É verdade que existem assuntos tabus e que quando ventilados causam constrangimento. Temas longe da pauta de promessas e que fazem toda a diferença. Como resolver o problema da mendicância na cidade? Como dar um basta no trafico de drogas? Como deixar a cidade mais apresentável ao visitante? São estes tópicos que pavimentam nosso futuro e todos eles são inabordáveis pelos candidatos a cargos eletivos.

Que saudade da Iguape do passado! De ruas de terra limpas e sem entulhos... Da Fonte do Senhor sem drogados e sem nóias afugentando os poucos freqüentadores. Do lagamar onde saltavam tainhas e paratis. Da Praça da Basílica sem som estridente, das mocinhas comportadas e dos jovens em ingênuas paqueras. Dos milhares de turistas desfrutando de nossa convivência e que lotavam as inúmeras pensões familiares espalhadas pelas vilas. Não deixavam muito dinheiro, é verdade, mas o suficiente para os proprietários dos estabelecimentos pagarem suas contas atrasadas.

Saudade da honestidade, da simplicidade dos nossos governantes... Talvez por ingenuidade, quem sabe simulação, foram confiáveis e fácil no trato aos munícipes. São tempos que não voltam, mas como era bom saber que se pertencia a um local onde todos gostariam de viver. Tínhamos orgulho de nossa cidade e passávamos aos visitantes a nossa maneira caiçara de desfrutar a vida.

Está chegando mais uma eleição, hora de trocar nossos donos, hora de acordar para a realidade e usar nossa única arma, o voto. Não vote em quem já mostrou incompetência, não vote em sonhos mirabolantes, não vote em salvadores que não salvam ninguém. De seu voto a melhoria básica da cidade, a limpeza ética da nossa política, a quem ama esta terra mais do que a negociatas.

Iguape continua linda e isto não depende de nós nem de políticos. A natureza que nos cerca é única. O que falta é arrumar a casa, o básico para não chocar a exigente visita... Ruas limpas, praças bem cuidadas, melhorias na saúde publica. O resto é enganação, não podemos concorrer com Ilha Comprida e suas belíssimas e bem cuidadas praias. Cananéia fez o básico e já chama a atenção na área turística nacional, mas Iguape é muito mais que Ilha Comprida e Cananéia, Iguape é nosso lar, Iguape é a alma caiçara em sua singeleza e cultura, Iguape é um pedaço do céu que teima em ser inferno... Não podemos deixar que assim continue! Votem! Votem certo e salvem nossa Iguape.

Uma renovação total se faz necessária, chega dos mesmos! Foram eles que transformaram Iguape no que vemos hoje, nesse descaso total com a cidadania, nesta tristeza de abandono generalizada, neste futuro sem futuro, neste grito silencioso de censurar que todos guardam no peito e por medo de represálias não soltam... Unidos venceremos, unidos teremos uma vida mais digna. Unidos pela cidade que amamos seremos imbatíveis! Oba, ele chegou! O ano eleitoral.

Gastão Ferreira/2012

Um comentário:

Manhosa disse...

Cheguei a teu blog via “Dr. Google”... (como quase tudo no nosso dia a dia)... risos... estava a procura de uma imagem... anjo mau... e encontrei em uma postagem tua de 2010 a Sombra... linda... triste... real...
Faz mais de hora de leio teu blog... ele é gostoso demais... verdadeiro...
Podes ter certeza... circularei sempre por aqui...
Bjs.