sábado, 11 de dezembro de 2010

TURISMO

TURISMO...

1) No panfleto

Caro turista, seja bem vindo! Ao deixar sua condução a nosso cuidado, no estacionamento municipal, informamos para sua segurança que não há cobrança de taxas extras. O seu carro será lavado e polido gratuitamente enquanto você desfruta de uma viagem por nosso passado... Retire o tíquete de embarque do trenzinho que faz a ronda do circuito histórico na cabine de acesso ao parque. O guia que acompanha cada vagão tem formação na área em que atua, em caso de dúvidas consulte esse panfleto.




PORCINA – Este sítio é o que restou do grande engenho de arroz localizado nessa área. Conheça a senzala totalmente preservada e perceba como eram tratados os escravos. Na cozinha senhoril deguste quitutes típicos da época. A água da cachoeira ao lado do casarão central é própria para consumo e vem diretamente das montanhas.



FONTE DE CIMA – Este belo jardim conhecido como Fonte do Senhor era o local onde a população se reunia nos dias santos para alegres convescotes, os escravos dançavam e jogava-se a capoeira, as famílias relacionavam-se e as mocinhas namoravam castamente. Aqui a imagem do Senhor Bom Jesus foi banhada em sua chegada a Iguape. O primeiro reservatório de água potável encontra-se intacto na parte superior do jardim, embora desativado sua água ainda seja própria ao consumo. A piscina, toda em pedra natural pode ser utilizada por adultos e crianças. O lago é um criadouro permanente de tilápias, acarás e lambaris... Alimente moderadamente os peixes. O pelourinho para suplício de escravos fujões é um dos cinco existentes na cidade. No lado direito de quem adentra a Fonte, junto à encosta da montanha, o turista encontrará uma série de chuveiros prontos para o uso. Na cantina interna, servimos comida típica caiçara, tainha na folha de bananeira, manjubas e robalos na brasa. Esse local foi visitado por personagens ilustres no decorrer dos séculos, junte seu nome e endereço no caderno de visitas ao término do passeio.





CORREIO VELHO – Este prédio totalmente preservado foi sede do Correio Nacional, era aqui que os habitantes dos bairros periféricos buscavam anualmente sua correspondência. Em seu interior, com seus móveis antigos e aparelhagens do passado, o visitante voltará no tempo. Solicite ao funcionário, vestido com roupas da época, uma cópia dos selos utilizados nas correspondências do século XVIII.


SOBRADO DOS TOLEDOS – Este magnífico sobrado é nosso melhor exemplo de preservação, os leões vieram de Veneza, os ladrilhos são portugueses. De estilo único é a lembrança viva da pujança existente na cidade no final do século XIX. Sua pequena senzala ao lado da cozinha, o grande salão de festa e inúmeras dependências falam da riqueza de um tempo que passou.




PRAÇA DA MATRIZ – Esta praça é a jóia mais preciosa de nossa cidade, com seus casarões centenários, seus becos e calçadas de pedra. Um verdadeiro mostruário de como era a vida cotidiana entre o século XVI e XIX... Caro visitante, agradecemos sua presença e contamos com seu breve retorno para conhecer um pouco mais da Princesa do Litoral Sul. Na contracapa desse folheto estão os endereços da praça de alimentação, lojas de suvenires e nosso site com toda a longa história de Iguape. VOLTE SEMPRE.

Gastão Ferreira/2010

Obs. - O texto é ficção, as fotos são verdadeiras ou será que são montagem?

Nenhum comentário: