quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NO ASILO DO TEMPO


2009 foi embora e nesse momento está no asilo do tempo. Um local aprazível para onde vão todos os Anos que passaram. Desde que o Tempo é tempo é la que ele acolhe todos os seus filhos que cumpriram sua missão na Terra e a conversa é sempre a mesma. Cada Ano a se gabar do que ocorreu em seu curto reinado. Alguns falam de guerras devastadoras, grandes catástrofes, fome e doenças. Poucos são os que contam sobre os heróis do passado, Perseu, Hercules, Prometeu, Zeus, Apolo, Ulisses, Ganimédes, Aquiles.
Tem os que se lembram de Moisés e as Sete Pragas, da guerra de Tróia, dos antigos faraós, da construção das pirâmides, do mausoléu de Helicarmasso, de Persépolis, da Atlântida, do Éden, de Adão, de Eva, da serpente, da formação do mundo. De Noé e sua arca, de Jesus e seus apóstolos, de Maomé e sua montanha, de Calígula e Incitatus, de Alexandre e Bucéfalo, enfim de tudo que já existiu e está na memória do tempo.
2009 chegou pondo panca... Moderninho, tipo terceiro milênio:- Aí velharada! Nem te conto arrasei!... To chegando! Ficam cochichando essas coisinhas ultrapassadas, coisas de museus. Caras! Eu participei do progresso. Eu vi o monumento do milênio... Eu vi a bondade, a perfeição, a honestidade em pessoa... Eu vi uma deusa!Eu vi o futuro... Eu vi Iguape!
- Hei Junior! Você viu a placa em homenagem a Albert Camus na Fonte do Senhor?
- E eu quero saber de placa! Quero saber é de grana! Você “véinho” alguma vez viu dólares? É isso aqui oh! Espia na minha meia! Reais! Dinheiro cara! É isso que conta meu! To ligando prá pobre, prá carente, prá lixo? Sai disso velhinho!
- Por Cronos! 2009 foi contaminado. Menino! Você não viu nada... Não viu piratas, ouro, escravos, festas que duravam dias, povo se divertindo, crianças comportadas, alegria no rosto das pessoas, esperança no futuro, confiança compartilhada. Você viu isso Junior? Conta para nós!
- Da um tempo cara! Cheguei cheio de amor para dar... Com as mãos limpas... Querendo colinho e vocês com essa cobrança toda! Qualé Mané? Somos todos irmãos...
- Pare garoto! Pare. Você realmente está contaminado com tantos discursos, com tanto oba-oba, com tanta propina. Vamos dar um tempo ao Tempo, ou seja, a nós mesmos e com muita calma e sem traumas separar o joio do trigo... Ah! Já estão separados.
- Alguns dizem que não!
- Na verdade você foi um Ano muito mau e por sua culpa 2010 jamais conhecerá uma escola de samba...
- Meu Bonje!
- Ah! Junior meu garoto. Acorda criança!Pare de falar bobagem antes que o pai Tempo se zangue e te de uma surra.

Gastão Ferreira

Nenhum comentário: