terça-feira, 23 de junho de 2009

FIZERAM COCÔ EM IGUAPE


FIZERAM COCÔ EM IGUAPE

IGUAPE EM 2009 ESTARÁ COMPLETANDO 471 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO. COMO PONTO REFERENCIAL É MUITO MAIS ANTIGO. AQUI JÁ PERAMBULAVAM BUCANEIROS, PIRATAS E DEGREDADOS EUROPEUS BEM ANTES DO DESCOBRIMENTO OFICIAL EM 1.500. POR NOSSO LAGAMAR NAVIOS INGLÊSES, FRANCÊSES, ESPANHÓIS E PORTUGUÊSES FAZIAM ESCALA PARA REABASTECIMENTO DE ÁGUA E VÍVERES.
ESTUDOS APONTAM QUE OS FORMADORES DE SAMBAQUIS HABITAVAM A REGIÃO A 15.000 AC, E NOSSA TERRA ERA FARTA EM CAÇA E PESCA. A PIRACEMA DA TAINHA TRAZIA CENTENAS DE SILVÍCOLAS DO INTERIOR ATÉ NOSSAS PRAIAS ONDE PESCAVAM E MOQUEAVAM O PEIXE PARA CONSUMIR EM SUAS TABAS DISTANTES.
ENTRE MILHARES DE VIVENTES QUE ADMIRARAM ESSAS VERDES MONTANHAS QUE NOS CERCAM, QUANTAS HISTÓRIAS ROLARAM? AMOR, ÓDIOS, AMIZADES, FOFÓCAS E NAMORICOS. QUANTAS PESSOAS ILUSTRES EM SUAS ÉPOCAS E HOJE TOTALMENTE DESCONHECIDAS PISARAM NOSSAS CENTENÁRIAS CALÇADAS? QUANTAS RECORDAÇÕES EM LUGARES LONGÍNQUOS FALAM DE NÓS?
E NÓS, MEROS FIGURANTES NESSE CENÁRIO DESLUMBRANTE, DIVIDIDOS ENTRE FORTES E FRACOS, TAMANDUAS E FORMIGAS, CARNEIROS E CORDEIROS, DE MARTE E DA TERRA, MÂNCIOS E BRAVIOS, BRANCOS E NEGRÕES, CEGOS PERANTE A BELEZA QUE NOS CERCA, ESQUECIDOS DE NOSSO PASSADO MILENAR, DESCUIDADOS FRENTE À NATUREZA QUE EMBEBEDA NOSSO OLHAR MORTAL E FUGIDÍO, TENTAMOS DENEGRIR NOSSO LAR PLANETÁRIO NOS ENVOLVENDO EM PEQUENAS GUERRILHAS DIÁRIAS COM OS QUE SE APROVEITAM DE CARGOS E SITUAÇÕES, COM OS QUE DESTROEM SONHOS, COM OS QUE SE APOSSAM DE NOSSA CIDADE COMO FEUDO PARTICULAR, COM OS QUE NOS RETALHAM E NOS PERSEGUEM SE ACHANDO ACIMA DA LEI, DO PODER, DA CONVIVENCIA SOCIAL.
TUDO ISSO PASSARÁ. IGUAPE É BEM MAIOR DO QUE MEIA DÚZIA DE PARASITAS. IGUAPE SEMPRE SOBREVIVEU AOS APROVEITADORES, DESDE O DISTANTE INDÍGENA QUE LEVAVA NOSSO PEIXE, AOS PIRATAS, AOS SENHORES DE ESCRAVOS, AOS CORONÉIS, A DECADÊNCIA, AOS CÔXOS, COTÓS, SANGUESSUGAS E BERNES. TODOS ÊLES PASSARAM E A ÚNICA COISA QUE PODEMOS AFIRMAR COM ABSOLUTA CERTEZA DAQUÊLES QUE DESFRUTARAM POR ALGÚM TEMPO DE NOSSA HOSPITALIDADE, NOS AMANDO OU NOS AGREDINDO, É QUE TODOS ÊLES FIZERAM COCÔ EM IGUAPE.

GASTÃO FERREIRA
www.gastaodesouzaferreira.blogspot.com

Nenhum comentário: