terça-feira, 28 de abril de 2009

ACORDA AMOR!


ACORDA AMOR!


TEXTO SELECIONADO DE “AS CRÔNICAS DE PINDAÍBA”, QUE CONTEM O RELATO DOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO REINO HOMÔNIMO DESDE SUA FUNDAÇÃO NO SÉCULO XVI DE NOSSA ERA.
“... POR ESSE TEMPO UM REI FÔRA DEPOSTO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, TORNARA-SE FAMOSO POR SE CRER DIVINIZADO EM VIDA. ERA COSTUME NESSES DIAS REMOTOS TRATAR OS MANDATÁRIOS COMO SEMIDEUSES, E, QUALQUER COMENTÁRIO BOBINHO (FOFÓCA) ERA CONSIDERADO SACRILÉGIO. COITADO DE QUEM FIZESSE UMA CRÍTICA, ERA TIDO COMO INIMIGO DO ESTADO E PERSEGUIDO PELOS PODEROSOS DA CORTE. ESSA DEPOSIÇÃO, DEGOLA, PONTAPÉ NO BUMBUM FOI O FINAL DE UM CICLO DE ESCURIDÃO, DESMANDOS E MARACUTAIAS. SE BEM QUE, QUEM ASSUMIU O TRONO VAGO ERA PARTE DA MESMA FAMILIA REAL, OU SEJA, TIRARAM O COCÔ E DEIXARAM AS MOSCAS.
QUEM OCUPOU O TRONO, SEGUNDO CONSTA NOS ARQUIVOS, ERA UMA PESSOA HONESTA, PIA E BEM INTENCIONADA. CERCADA POR UMA CORTE DE ANJOS, ARCANJOS, SER AFINS E NÃO AFINS. UM DOS SERES AFINS (AFINS DE SE MANTER NO CARGO) FORA MUITO ÚTIL AO SOBERANO DEFENESTRADO, POIS ERA CONSIDERADO O DEGOLADOR OFICIAL DE DESAFETOS, E, VÁRIOS REIS SE BENEFICIARAM DE SEU NEFANDO COSTUME.
“LUCA CETE, UM RENOMADO HISTORIADOR DA ÉPOCA, ASSIM SE REFERE À CÔRTE:-” ENTRE PANTERAS, GAMOS, COBRAS CRIADAS OU TATUADAS, CHILIQUES, NARÍZES EMPINADOS, GRITINHOS MELINDROSOS, CARAS E BOCAS TEATRAIS, DESENFREADAS PAIXÕES, XOGUNS E MAGIA NEGRA, SÓ ALEGRIA NA CÔRTE! ATRAVÉS DE DESPACHOS E OFERENDAS TUDO ERA SOLUCIONADO ENTRE A CÔRTE CELESTIAL E AS TREVAS. ”CONFESSO QUE NÃO CONSEGUI CAPTAR A MENSAGEM QUE LUCA CETE LEGOU A POSTERIDADE.
ESTAVA ASSIM O REINO ENTREGUE AOS FOLGUEDOS DOS SERES CELESTIAIS E TREVOSOS (SARAVÁ EXU!), QUANDO A PLÉBE CAIU NA REAL E NOTOU QUE NADA MUDARA, QUE SOMENTE COM MUITO AMOR PODERIA SER RESGATADAS SUAS ESPERANÇAS, POIS A ESCURIDÃO TEIMAVA EM VOLTAR. AQUI CONVEM COMENTAR QUE O AMOR É CEGO, SURDO E MUDO SEGUNDO OS POÉTAS, POIS QUANDO INVADE UM CORAÇÃO NADA VE QUE DESABONE A FONTE AMADA, MESMO QUE SE PROVE O CONTRÁRIO. O AMOR DEFENDE O INDEFENSÁVEL, VE VIRTUDES NO VÍCIO, CHORA DE CONTENTAMENTO E PERDE-SE EM SONHOS, QUEIMA NA ILUSÃO E TRILHA CAMINHOS TORTUOSOS. O AMOR, ESSE SENTIMENTO QUE SÓ OS MUITO SENSÍVEIS POSSUEM É DEVASTADOR, E, QUANDO MENOSPREZADO OU MANIPULADO SE TRANSFORMA EM ÓDIO MORTAL, CAUSANDO PROFUNDAS CICATRÍZES E DESESPÊRO.
O POPULACHO CHEGOU A CONCLUSÃO QUE O AMOR VIVIA DORMINDO (DIZEM QUE OS INTERESSADOS NO CÁUS ASSIM O MANTINHAM ATRAVES DE MAGIA NEGRA E ENCANTAMENTOS). A DURAS PENAS DESPERTARAM O AMOR E ELE TOMOU FRENTE ÀS DÔRES DO REINO. CRIOU UM ALBERGUE MUNICIPAL AOS VISITANTES SEM TETOS, COLOCOU LIXEIRAS EM TODAS AS RUAS PARA QUE OS DO POVO PARASSEM DE JOGAR PAPÉL NAS CALÇADAS E NÃO FOSSEM MAIS APONTADOS COMO PORCALHÕES QUE ENCHIAM OS BOLSOS DE SUJEIRA NUNCA ENCONTRANDO UM LOCAL ONDE DEPOSITÁ-LA. COBROU SERVIÇO DOS SERVIÇAIS. PROIBIU CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE PERAMBULAREM ALTAS HORAS DA NOITE POR CANTINAS E BECOS. VETOU QUE OS DA ALTA CÔRTE DESSEM TÍTULOS DE CIDADÃO DO REINO A PESSOAS DESCONHECIDAS DA PLÉBE VIL. PROIBIU A CONSTANTE TROCA DE NOMES DE RUAS PARA HOMENAGEAR SEI LA QUEM. EXIGIU HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA DE NOBRES E APANIGUADOS. ABOLIU O SACRIFÍCIO DE VÍTIMAS HUMANAS EM SEU NOME (GALINHA PRETA? PODE!). MANDOU PARA A FOGUEIRA ALGUMAS ALMAS DEGENERADAS JÁ SEM POSSIBILIDADE DE REMISSÃO. VETOU ROMANCES SUSPEITOS ENTRE FUNCIONÁRIOS DE ESCALÃO SUPERIORES, EXIGINDO O BOM EXEMPLO E MOSTRANDO AOS MAIS AFOITOS E DESCARADOS QUE NEM TUDO É LÍCITO, PRESERVANDO ASSIM A MORAL DE DONZELAS ESCANDALIZADAS E MAL AMADAS. CASTIGOU SEVERAMENTE OS DELAPIDADORES DO ERÁRIO QUE GASTAVAM DINHEIRO DE IMPOSTOS EM FESTINHAS PARTICULARES, FOGUETES E FESTÕES.
ASSIM, O AMOR DESPERTO, ENQUADROU A TODOS DO REINO. O PESCADOR PESCAVA. O GARI VARIA RUAS. O FUNCIONÁRIO FUNCIONAVA. O POLÍTICO POLITICAVA EM BENEFÍCIO DA COMUNIDADE. OS DA SAÚDE ATENDIAM AOS NECESSITADOS COM UM SORRISO E SEM SARICOTICOS. AO FUNCIONARISMO PÚBLICO FOI EXPLICADO DIDATICAMENTE E SEM TRÁUMAS QUE SEUS SALÁRIOS ERAM PAGOS COM O IMPOSTO DOS CONTRIBUINTES E QUE ÊLES NÃO ERAM PATRÃO E SIM EMPREGADOS E QUE DEVIAM PARAR COM OS ROMPANTES E TRATAR BEM A TODOS, SOB O RISCO DE SEREM SUMARIAMENTE DEMITIDOS POR JUSTA CAUSA.
PARECE, SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, QUE TODOS APRENDERAM AS LIÇÕES DO AMOR. PINDAIBA RENASCEU E PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA LONGA HISTÓRIA HAVERÁ UM PLEBISCITO PARA A POSSÍVEL TROCA DE NOME. O NOME MAIS COTADO PARA SUBSTITUIR O ATUAL É... (NÃO PERCAM NA PRÓXIMA EDIÇÃO).



GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/2009

Nenhum comentário: