sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

OS CAIÇARAS


OS CAIÇARAS


DUZENTOS ANOS APÓS A CHEGADA DE NÃOÉ A ICAPÁRA, OCORRERAM FATOS QUE MUDARAM O RUMO DA SAGA DOS DESCENDENTES DO GRUPO ORIGINAL. HOUVE FARTA MISCIGENAÇÃO ENTRE OS ABORÍGINES E O PESSOAL DA ARCA, POREM OS NOMES FORAM MANTIDOS COMO UMA HOMENAGEM OU PARA SE DIFERENCIAREM OU POR SE ACHAREM MELHOR DOS SEM EIRAS E BEIRAS, SEI LÁ. ERA UM TAL DE BILUZINHO, ZINHO,NOLINHO, INHO,MARGARETHINHA, TINHA. VEJA COMO ESSA COISA DE GENTE IMPORTANTE ATUALMENTE ADORAR SER CHAMADO PELO DIMINUTIVO É COISA ANTIGA, PROVAVELMENTE HERANÇA DOS TAIS PAIS E MÃES DA PÁTRIA.
UMA PRAGA CHAMADA PIRATAS DA BARRA, QUE NUM FUTURO MUITO FUTURO SERÃO CONHECIDOS COMO O PESSOAL DO BANHO DA DOROTÉIA E SEGUIDORES DO BOI. É O BOI? É O BOI? INVADIAM CONSTANTEMENTE A VILA E NUM ARRASTÃO (?) RAPINAVAM OS INOCENTES E POBRES HABITANTES DO LUGAREJO, QUE ERAM CONHECIDOS POR CAIÇARAS DEVIDO AO FATO DE BEBEREM TODAS E NUNCA FICAREM TORRADOS.
O DENOMINATIVO CAIÇARA TEVE ORIGEM NA LOCALIDADE. UM TAL BENEDICTUS, POBRE ALDEÃO PLANTADOR DE MANDIÓCA, TEVE A BRILHANTE IDÉIA DE MONTAR UM ALAMBIQUE E COMEÇOU A PRODUZIR CAACHAÇA (GRAFIA ORIGINAL DA PALAVRA CACHAÇA). FICANDO MUITO RICO PASSOU A SE CHAMAR DICTINHUS. FICOU MILIONÁRIO E TODOS O APONTAVAM COMO TINHUS. QUANTO MAIS RICO MENOS POMPOSO O NOME, DEVIA SER PARA PASSAR POR POBRE E ASSIM NINGUÉM PEDIR FAVORE$.
O MESMO BENEDICTUS, DICTINHUS OU SIMPLESMENTE TINHUS, PROVAVA DE CADA GARRAFÃO DE SUA PRODUÇÃO DE PINGA, OU SEJA, VIVIA TORRADO.COM O TEMPO O SEU ORGANISMO SE ACOSTUMOU COM A DOSAGEM EXCESSIVA DE ÁLCOOL E ELE APENAS CAIA BEBADO E LEVANTAVA BONZINHO, ESTÁ AÍ A ORIGEM DA PALAVRA CAIÇARA (CAI E SARA).
VOLTANDO AOS PIRATAS DA BARRA. OS TAIS PIRATAS TODA A VEZ QUE INVADIAM O LUGAREJO DEIXAVAM SUAS MARCAS QUE PODIAM SER CONFIRMADAS NOVE MESES DEPOIS COM O NASCIMENTO DE DEZENAS DE PIRATINHAS. PARA AMENIZAR O PROBLEMA E TER ALGUM LUCRO COM ISSO, OS “DA CULTURA” DA ÉPOCA TIVERAM UMA BRILHANTE IDÉIA. ORGANIZARAM UMA FESTA ANUAL ONDE COBRAVAM PEDÁGIO DOS BARCOS (ERAM OS ÔNIBUS DAQUELE TEMPO), ALUGAVAM TERRENOS PARA BARRAQUINHAS E SACANEAVAM OS ROMEIROS, DIGO, OS VISITANTES. (NADA A VER COM O QUE VOCÊS ESTÃO IMAGINANDO).
OS PIRATAS DA BARRA GOSTARAM DA GENIAL IDÉIA E PROPUZERAM AO CHEFE DA VILA INCREMENTAR O CALENDÁRIO TURÍSTICO COM MUITOS EVENTOS E FESTEJOS, ASSIM OS DA VILA PODERIAM ASSALTAR NUMA BOA OS CHEGANTES COM ALTOS ALUGUEIS DE BARRACAS, TAXAS E SOBRE TAXAS, QUE ELES PAGARIAM SEM QUEIXAS, DESDE QUE TIVESSE MUITA MUIÉ, CACHAÇA E BAILÉCOS. OS PIRATAS FARIAM A SEGURANÇA E FICARIAM COM UM PERCENTUAL DOS LUCROS.
DESSA MANEIRA SURGIU O CARNAVAL, A FESTA DA TAINHA, A MANJUBADA, FOLIA DE REIS E RAINHAS, E, UMA CENTENA DE FESTIVAIS E ORGIAS QUE NÃO DEIXAVAM NINGUÉM DORMIR SOSSEGADO E A MOLECADA NUM CIO CONSTANTE. UMA SEITA INTITULADA “OS ÚLTIMOS FILHOS DE TUPÃ DOS ÚLTIMOS DIAS”, REVOLTADA COM A PROMISCUIDADE E POR NÃO CONSEGUIR PRENDER A PERERÉCA DAS FILHOTAS QUE VIVIAM FUJINDO SEM AUTORIZAÇÃO PATERNA PARA PARTICIPAREM DAS BACANAIS, DIGO, DAS INOCENTES FESTINHAS, RESOLVERAM ABANDONAR O POVOADO DE COSTUMES TÃO DEPRAVADOS E PROCURAR UM NINHO DE PAZ E TRANQUILIDADE ONDE PODESSEM CASTAMENTE ADORAR TUPÃ, FAZER FILHOS, GANHAR MUITO DINHEIRO, FOFOCAR E SUJAR AS RUAS COM SEUS PROPRIOS LIXOS.
A PROCURA TEVE INICIO E MUITOS LOCAIS FORAM VISITADOS. NO PRÓXIMO EPISÓDIO VOCÊS TOMARÃO CONHECIMENTO DESSES FATOS E DECOBRIRÃO COMO, QUANDOE ONDE OS “ÚLTIMOS FILHOS DE TUPÃ DOS ÚLTIMOS DIAS” ENCONTRARAM O VALE DOS SEUS SONHOS.


GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/2009

Nenhum comentário: