segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

DAS ORIGENS EXTRATERRESTRE DO POVO IGUAPENSE


DAS ORIGENS EXTRATERRESTRES DO POVO IGUAPENSE

A EXOBIOLOGIA, CIÊNCIA QUE ESTUDA AS POSSIBILIDADES DE VIDA FORA DA TERRA, E MESMO EM OUTRAS GALÁXIAS, TEM SE ESFORÇADO AO MÁXIMO PARA NOS BRINDAR COM NOVIDADES. DEVIDO A IMENSIDÃO DO ESPAÇO CÓSMICO, ATÉ O MOMENTO NADA SE DESCOBRIU DE EXTRAORDINÁRIO. EM NOSSA CIDADE, A EXOBIOLOGIA LUTA PARA CONSTATAR A PRESENÇA DE VIDA INTERGALÁTICA, FATO QUE, SE COMPROVADO, COLOCARÁ IGUAPE POR DEFINITIVO COMO UM FAROL A NORTEAR OS NÃO-HUMANOS.
OS ESTUDIOSOS ESTÃO CONSEGUINDO RESULTADOS FASCINANTES, POIS JÁ CHEGARAM À CONCLUSÃO QUE CULTIVAMOS ALGUNS COSTUMES AGREGADOS A CULTURAS NÃO TERRESTRES. NOTEM QUE SUAS PROFUNDAS PESQUISAS REVELAM ALGUNS DE NOSSOS ESTRANHOS HÁBITOS/MANIAS QUE SÓ REFORÇAM SUAS TEORIAS: I – MANIA DE APAGAR VELA; II- MANIA DO SALTO ALTO; III- MANIA DO FOGUETE; IV – MANIA DO ATRASO; V – MANIA DE VÍTIMA.
MANIA DE APAGAR VELA- É A ESTRANHA MANIA QUE TEMOS DE APAGAR A VELA ALHEIA. TODA A VEZ QUE ALGUÉM SE SOBRESSAI, NO LUGAR DE DAR UMA FORÇA, APLAUDIR, AUXILIAR, BAIXA-SE O SARRAFO, E LÁ VEM CRÍTICA E MAIS CRÍTICA ATÉ DESESTIMULAR A AMBICIOSA CRIATURA, OU SEJA, EM VEZ DE ACENDER SUA PRÓPRIA VELA, APAGAM A DO VIZINHO E PUXAM O TAPETE.
MANIA DO SALTO ALTO – A MANIA DO SALTO ALTO OU, COMO DIZEMOS EM NOSSO LINGUAJAR TÃO PECULIAR, “POUCO SALTO”, É A MANIA QUE GRUDA EM TODA A PESSOA QUE É BRINDADA COM UM CARGO, UM EMPREGO, UM BICO. POR MAIS SIMPLES QUE SEJA, SALVO RARAS EXCEÇÕES, LOGO, LOGO SOBE NO SALTO. AINDA NÃO DESCOBRIRAM QUEM DÁ O CURSO “POUCO SALTO” EM IGUAPE. MAS QUE ENSINAM DIREITINHO ENSINAM. CARAS DESLUMBRADAS, BOCAS MOLES E TORTAS, OLHARES SUPERIORES E INFERIORES, FRASES FEITAS E DESFEITAS, TREJEITOS E OUTRA COSITAS MÁS... ESTÁ TUDO ALI. BASTA UM CARGUINHO/CARGÃO PASSAGEIRO (QUATRO ANOS) E TODOS SE DESLUMBRAM E SE MODIFICAM. PARECE MAGIA, PASSADAS AS VACAS GORDAS (!), TODOS VOLTAM IMEDIATAMENTE A CALÇAREM AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE, ESQUECIDOS COMPLETAMENTE DE SEU COMPORTAMENTO EXTREMAMENTE ARROGANTE NO PASSADO RECENTE.
MANIA DO FOGUETE – COM CERTEZA, É ESSA MANIA A QUE MAIS NOS APROXIMA DOS EXTRATERRESTRES, POIS VIVEMOS SINALIZANDO PARA NOSSOS IRMÃOS DO ESPAÇO EXTERIOR:- OLHE EU AQUI! ... OLHE EU AQUI! ...TOMOU UM PORRE? ... FOGUETE! BOI SAIU? ... FOGUETE!BOI ATRASOU? ... FOGUETE! O AMIGO VENCEU? ... FOGUETE! O INIMIGO DANÇOU? ... FOGUETE! COM A DINHEIRAMA GASTA COM O DITO CUJO, PODERÍAMOS CONSTRUIR UM PORTO ESPACIAL... UM VELÓDROMO (!)... RECUPERAR A FONTE DA SAUDADE SABE LÁ! ... MAS QUE DARIA PARA ERGUER UMA GRANDE OBRA, DARIA.
MANIA DO ATRASO – É INCRÍVEL COMO SOMOS DESLIGADOS. OBVIO, NÃO SOMOS HUMANOS, SOMOS DE FORA. TEATRO... SHOWS... PASSEIOS... COMÍCIOS... TUDO ATRASA ATÉ MESMO ESCOLA DE SAMBA E BOI TATÁ. PRECISAMOS RESPEITAR O TEMPO ALHEIO; SE MARCOU HORÁRIO (POR QUE MARCOU? MARCOU POR QUÊ?), TEM QUE SEGUIR O ROTEIRO.
MANIA DE VÍTIMA – SOMOS TODOS VÍTIMAS. DO REI MARAVILHA, DA RAINHA MÃOS LIMPAS, DOS PRÍNCIPES E PRINCESAS, DO AMIGO DO REI, DA CORTE ESNOBE, POBRE E MEDIEVAL, DO PUXA SACO GRITÃO E MAL EDUCADO (PERSONAGENS ESSES QUE POVOAM NOSSO IMAGINÁRIO DE CONTO DE FADAS DESDE CRIANCINHAS). SOMOS VÍTIMAS REAIS DO DONO DO BOTECO QUE NÃO VENDE FIADO, DO VIZINHO CUIDÃO, DO PEDINTE ACHACADOR, ATÉ MESMO DA HIERARQUIA/GALERA QUE CONSTITUI A NOSSA SOCIEDADE.
O ESTUDO REVELOU DOIS FATOS INTERESSANTES. PRIMEIRO: NÃO SABEMOS EXERCER NOSSA CIDADANIA, POR ISSO A VACA JÁ SABE DE COR E SALTEADO O CAMINHO DO BRÉJO. SEGUNDO: ENTRE NÓS NÃO EXISTEM CORRUPTOS, SONEGADORES, MENSALEIROS, FOFOQUEIROS, LADRÕES DO BEM PÚBLICO OU PRIVADO, CALOTEIROS, OU SEJA, EXISTEM SOMENTE VÍTIMAS (FATO INÉDITO E PARADOXAL).
CARO E INTELIGENTE LEITOR, SE VOCÊ ESTÁ INCLUSO COM MAIS DE DUAS MANIAS... CUIDADO!... MUITO CUIDADO! ... PROVAVELMENTE VOCÊ É UM ET...

GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/SP-2007

Nenhum comentário: