terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UM DIPLOMA AO PRESIDENTE


UM DIPLOMA AO PRESIDENTE

NA VETUSTA CIDADE O DESCASO ERA GERAL. LIXO NAS CALÇADAS, RATOS E GATOS NAS RUAS, CÃES SARNENTOS IMPLORANDO UM PEDAÇO DE CHURRASQUINHO. MENININHOS DETONANDO TELEFONES PÚBLICOS E MENINÕES DETONANDO MENINÕES. MENININHAS BOAS REZANDO E MENININHAS MÁS PERAMBULANDO PELAS MADRUGADAS, ENCHENDO A CARA EM BARES E CLUBES, OU SEJA, APROVEITANDO A VIDA INOCENTEMENTE.
OS MENDÍGOS, PROPRIETÁRIOS OFICIAIS DAS PRAÇAS, COBRAVAM PEDÁGIO AOS VISITANTES CANSADOS QUE QUERIAM SENTAR NOS LÍMPIDOS E INTACTOS BANCOS, ALEGANDO QUE A GRANA ERA PARA COMPRAR PÃO. CRIANÇAS CARENTES PEDIAM UM “REAU” PARA COMPRAREM PÃO. BÊBADOS PEDIAM UM “REAU” PARA COMPRAREM PÃO. TURISTAS PEDIAM CAFÉ COM PÃO E TODAS AS PADARIAS RECLAMAVAM QUE QUASE NÃO VENDIAM PÃO. (PÃO?).
TODO O MUNDO BRIGAVA COM TODO O MUNDO E TODOS FALAVAM MAL DE TODOS. OS CUIDANTES DA VIDA ALHEIA NÃO APENAS CUIDAVAM COMO ANOTAVAM LOCAL E HORA A FIM DE CONFIRMAREM COM OUTROS CUIDANTES SE SEUS CUIDADOS ERAM CUIDADOSOS.
NINGUÉM CONSEGUIA LEVAR A VIDA NUMA BOA, A SOLUÇÃO FOI AMARRAR UMA CORDINHA NA TAL VIDA E IR PUXANDO LENTAMENTE E SEM TRÁUMAS. QUEM AÍNDA POSSUIA DINHEIRO DIRIGIA-SE A UMA CIDADE PRÓXIMA PARA FAZER VULTOSAS COMPRAS E ASSIM, NA VETUSTA, POUCOS SABIAM QUEM REALMENTE TINHA GRANA. OS MUITO RICOS AGIAM DESSA FORMA POR MEDO DE ASSALTO, OU DE ASSÉDIO PARA PAGAMENTO DE ÁGUA E LUZ EM ATRASO.
O POVO ESTAVA INADIMPLENTE. CARTAS DE COBRANÇA AMIGÁVEL ERAM ENTREGUES PESSOALMENTE COM AMEAÇAS TENEBROSAS DITAS NA CARA DO DEVEDOR E SEM PROVAS:- HOJE É AMIGÁVEL! AMANHÃ?...TE CUIDA!É NA JUSTIÇA. E SEGUIA-SE O FAMOSO GESTO DOS PISTOLEIROS DO VELHO OESTE AMERICANO. PARA QUEM TENTAVA RENEGOCIAR AS VELHAS DÍVIDAS ERA PIOR:- DEVIA R$1.000,00 E NÃO TENHO COMO PAGAR! COMO PODEREI DISPOR DE R$5.000,00 COM OS JUROS, CORREÇÕES, ADVOGADOS, TAXAS E SOBRE TAXAS EMBUTIDAS NAS CONTAS? TÔ NEM AI! SE VIRA! VENDE A DROGA DA CASA, O CACHORRO, UM FILHO, A P.Q.P., MAS PAGA HEM! O HOMEM VEM AÍ DE NOVO! RÁRÁRÁ... NÃO PEDIU? DÊ A VOLTA PARA O FUTURO... OTÁRIO!
AS MELHORES MENTES, AQUELAS QUE FORAM ESCOLHIDAS A DEDO PARA AUXILIAREM OS MUNÍCIPES EM SUAS NECESSIDADES FORAM ALERTADAS. ELAS, AS MENTES É CLARO, PERTENCENTES À ELÍTE INTELECTUAL, DE MORAL ILIBADA, HONRADÊZ TESTADA E APROVADA, HUMILDADE RECONHECIDA ATÉ PELO BISPO, DIGNOS SERVIDORES DO BEM COMUM, AMADOS E DEFENDIDOS ATÉ MESMO POR FERRENHOS DESAFETOS, RESOLVERAM APÓS CONSULTAS ($) E MAIS CONSULTAS ($$$), INTERVIR:- A SOLUÇÃO É DAR UM DIPLOMA DE CIDADÃO AO PRESIDENTE!
O POVO BABOU... O DINHEIRO APARECEU E O FATO OCORREU. PARA CONFECCIONAR O TÍTULO A SER OFERTADO AO PRESIDENTE, CONTRATARAM UM FAMOSO PINTOR, PAI DE SANTO, CARNAVALESCO E SAPATEIRO LOCAL, CUJOS DIPLOMAS PERFEITOS, DIGA-SE DE PASSAGEM, (OU NÃO!), QUASE ENFEITARAM O VATICANO. (POIS NÃO É QUE TENTARAM DAR UM DIPLOMA AO PAPA!).
UM ARTESÃO CONHECIDÍSSIMO, MUITO PREMIADO POR SUAS ESCULTURAS EM BARRO, EXECUTOU COM ESMERADA EXATIDÃO A FIGURA DO FIGURÃO COM O SIMBOLO DA CIDADE:- TRÊS TORRES E UM BOLINHO DE RODA!
A TERCEIRA IDADE FOI DISPENSADA DO EVENTO, TEVE CHORRO E RANGER DE DENTADURAS, MAS AS MENINAS DA MELHOR IDADE ERAM EM NÚMERO INSUFICIENTE PARA FORMAREM UM CORAL. OS PEDINTES CANTANTES, MORADORES EVENTUAIS DA PRAÇA DA MATRÍZ FORAM CONTRATADOS E BEM PAGOS (CINCO GARRAFAS DE 51). APRESENTARAM MÚSICAS ANTIGAS E FAMOSAS:-” BEBO SIM E ESTOU VIVENDO, TEM GENTE QUE NÃO BEBE E ESTÁ MORRENDO”, “ TORNEI-ME UM ÉBRIO E NA BEBIDA BUSCO ESQUECER...”, E PARA FECHAR O SHOW, “A MARVADA PINGA”.
OS CARNAVALESCOS ENFEITARAM A CIDADE. AQUELE BLOCO QUE SEMPRE ATRASA? ATRASOU E OS BEM PAGOS REPRESENTANTES DO POVO COM SEUS INÚMEROS CONVIDADOS (NÉPOS, NÉPINHOS E NEPÕES) COMERAM DO BOM E DO MELHOR, PROTEGIDOS DA GENTALHA QUE OS COLOCARAM EM SEUS ELEVADOS POSTOS, SOB UMA TENDA ARMADA ESPECIALMENTE PARA O FARAÔNICO EVENTO. JÁ O POVÃO E SEUS FILHOS FICARAM DEBAIXO DE SOL, PARA PEGAR UMA COR E APRENDER A NÃO RECLAMAREM DA VIDA E DOS QUE OS AMAM DE VERDADE VERDADEIRA.COM MUITA GENTILEZA FORAM AGRACIADOS COM ALGUNS ESPETINHOS DE GATO, JOGADOS DE DENTRO DA LUXUOSA TENDA PELOS EDUCADOS PARTICIPANTES DO RÉGA BÓFE.
O HOMENAGEADO, JÁ MEIO TORRADO DE TANTA BEBIDA, ABRIU O BELO E CARÍSSIMO DIPLOMA E FALOU:- HIC... HIC... EU HEIM! E FOI MUITO APLAUDIDO.
O MANDATÁRIO DA VETUSTA CIDADE FEZ UM LONGO DISCURSO ENALTECENDO SUAS NUMEROSAS E INCRÍVEIS BENFEITORIAS E APÓS BAIXAR O SARRAFO NOS ADVERSÁRIOS E DESAFETOS, CONCLUIU:- NESSE MÊS HOMENAGEAMOS O PRESIDENTE DA BRAHMA, MÊS QUE VEM SERÁ O DA SKOL... AO SUCESSO!...HIC... HIC...


GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/SP
gastaodesouzaferreira.blogspot.com

Nenhum comentário: