terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O MENINO REI


MENINO REI


O BICHO HOMEM É UM BICHO ESTRANHO, DANADO DE COMPLICADO. QUANDO FILHOTE É UM SER ESPECIAL. ALEGRE, RISONHO, CARINHOSO, CONFIANTE, DE
UMA TERNURA SEM LIMITE PARA COM TUDO E COM TODOS. NOTEM VOCÊS QUE TODO O
MENINO SEJA QUAL FOR SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA PENSA QUE É UM REI. CRIA MUNDOS,
MONSTROS, HERÓIS, REINOS, POVOA O ESPAÇO E VOA NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO. É FELÍZ NA SUA SIMPLICIDADE E HONESTO COM SEUS SENTIMENTOS.
ESSA FASE DURA APROXIMADAMENTE ATÉ OS SEIS, SETE ANOS. NESSA IDADE COMEÇA A DESBRAVAR O MUNDO. VAI PARA A ESCOLA APRENDER A LER, ESCREVER E A SER GENTE ESTUDADA.
COMEÇA A MUDANÇA. EXIGE DINHEIRO PARA O LANCHE APESAR DA MERENDA ESCOLAR. QUER MESADA, ROUPAS DE MARCA, E, SEM APRENDER COM NINGUÉM VIRA UM CHANTAGISTA NATO. GRITA, ESPERNEIA, FALA PALAVRÕES, DESTRATA OS MAIS VELHOS, BATE NOS COLEGAS, CACHORROS E GATOS. ALGUNS CONSEGUEM FAZER TUDO ISSO COM MEMBROS DA PRÓPRIA FAMÍLIA.
ESSA FASE MUDA AOS DOZE, TREZE ANOS. AH SIM! JÁ ESTÁ COMEÇANDO A QUERER SER ADULTO. ESSE PERÍODO É CHAMADO DE ABORESCÊNCIA, POIS CHATEIA ATÉ TELEFONE PÚBLICO. SABEM DE TUDO, VIVEM EM TRIBOS COM MIL NOMES, ROUPAS E LINGUAJAR DIFERENCIADO. AFASTAM-SE DOS ADULTOS COMO SE FOSSEM INIMIGOS E DISTANCIAM-SE DAS CRIANÇAS COMO SE ELAS TIVESSEM PESTE.
AOS DEZOITO ANOS MUDA RADICALMENTE. COMEÇA A FALAR UM IDIOMA COMPREENSÍVEL. QUER SER UM RAPÁZ RESPONSÁVEL EM BUSCA DE OPORTUNIDADES E TRABALHO. DESCOBRE QUE AQUELES DOIS ESTRANHOS LÁ DE CASA, QUE SE MATAM DE TRABALHAR PARA QUE ELE TENHA DO BOM E DO MELHOR, SE CHAMAM PAI E MÃE, E, QUE FICARAM DE CABELOS BRANCOS DE TANTO SE PREOCUPAREM COM ELE. ENTÃO, COMEÇA A PERCEBER A REALIDADE E TENTA ADAPTAR-SE A ELA.
NORMALMENTE O BICHO HOMEM TEM UM PERÍODO DE VIDA DE SETENTA E CINCO ANOS. ISSO QUANDO MATÉM HÁBITOS SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADES FÍSICAS E SONO PLENO. QUANDO PARTE PARA OUTROS EXPERIMENTOS COM DROGAS, BEBIDAS, NOITES E NOITES NA ESBÓRNIA, O TEMPO DE VIDA DIMINUI. ALGUNS ENCONTRAM UMA BALA PERDIDA, OUTROS UM BURACO NA ESTRADA E OUTROS UMA CÃIMBRA NO MEIO DO RIO. AÍ O PERÍODO JÁ ERA, É O FIM DA PICADA.
OS POUCOS QUE DOBRAM A CURVA DO RIO E CHEGAM AOS ENTAS (QUARENTA, SESSENTA...), VÊZ POR OUTRA LEMBRAM COM SAUDADES DO MENINO REI, AQUELE QUE FICOU NO PASSADO, DE SORRISO FÁCIL E VERDADEIRO, PUREZA DE CORAÇÃO, ALEGRIA ESPONTÂNEA E FELÍZ.
RECORDAM QUE A VIDA PASSOU, ABRIU SUAS COMPORTAS E ALAGOU O MUNDO INFANTIL COM BOAS E MÁS EXPERIÊNCIAS. BATEU, ACARICIOU, MALTRATOU, EXALTOU E DESTRUIU. POIS QUANDO O MENINO ADORMECEU, A VIDA O TRANSFORMOU EM DOUTOR, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, PESCADOR, PEDREIRO, PREFESSOR, COMERCIANTE, MÉDICO, MENDÍGO OU EM MILHARES DE DENOMINATIVOS.
ACORDAM ESTRESSADOS, INFELÍZES E DESENCONTRADOS, SEM NOTAR QUE LÁ DENTRO, BEM LÁ NO FUNDO, MORANDO EM SEU PROPRIO CORAÇÃO, JÁZ ADORMECIDO O MENINO QUE SONHAVA SER REI E QUE PODERIA MUDAR O MUNDO PARA MELHOR
SERÁ QUE NÃO É HORA DE ACORDAR ESSE DORMINHOCO E POR O LEME DA VIDA EM SUAS MÃOS. QUEM SABE SUA SIMPLICIDADE, PUREZA E AMOR, TORNARÃO MAIS LEVE TODOS OS FUTUROS PASSOS, JÁ QUE ELE CONHECIA O SEGRÊDO DO BEM VIVER, E, QUE QUANDO VOCE O ADORMECEU, VOCE ESQUECEU QUE O QUE REALMENTE IMPORTA É SER FELÍZ.


GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/SP
gastaodesouzaferreira.blogspot.com

Nenhum comentário: