quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DOS RATOS E HOMENS


DOS RATOS E HOMENS (FÁBULA)


AS CASAS FORAM INVADIDAS SILENCIOSAMENTE. ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE ELES CHEGARAM COM O DESCOBRIDOR, JÁ QUE OS ABORÍGINES DESCONHECIAM O NOME PELO QUAL ERAM CONHECIDOS:- RATOS.
NO INICIO ERAM POUCOS, POIS AS CARAVELAS RARAMENTE APORTAVAM NO LUGAREJO. ESGUEIRARAM-SE DOS PORÕES, GANHARAM OS CASARIOS E ESCONDERAM-SE NOS ARMAZENS. ENTRE FARDOS DE PRODUTOS IMPORTADOS ENGORDARAM E PROLIFERARAM.
QUANDO SE ACHARAM SUFICIENTEMENTE FORTES E NUMEROSOS, ATACARAM E TOMARAM A POPULAÇÃO COMO REFÉM. ELEGERAM UM LÍDER E CONSTITUIRAM UMA CÔRTE ÁVIDA PARA DESTRUIR A COMUNIDADE HUMANA INDOLENTE.
O BOM SENSO PREVALECEU. SE DESTRUISSEM COMPLETAMENTE A CIVILIZAÇÃO NÃO TERIAM QUEM OS ALIMENTASSEM GRATUÍTAMENTE, POIS SUA ESPÉCIE NÃO ERA DADA AO TRABALHO, MAS SIM A RAPINAGEM.
APRENDIAM RÁPIDO E RAPIDAMENTE FORAM SE TRANSMUDANDO EM HUMANOS. APENAS NA APARÊNCIA, EM SUAS MENTES E CORAÇÕES PERMANECIAM RATOS.
O TEMPO PASSOU E O PEQUENO POVOADO TRANSFORMOU-SE EM VILA, COMARCA, CIDADE. OS RATOS ENRIQUECERAM, ERAM UNIDOS ENTRE SI E FICAVAM SEMPRE COM A PARTE PODRE DE QUALQUER NEGOCIATA, A QUAL DAVA OS MELHORES LUCROS. SABIAM QUE PODERIAM CONTAR COM O AUXÍLIO DE RATOS IMINENTE EM CARGOS EXTRATÉGICOS, QUE OS LIVRARIAM DA RATOEIRA.
OS RATOS NÃO ERAM BURROS, OS BURROS ERAM PARENTES POBRES DOS CAVALOS. OS RATOS ERAM APENAS RATOS, E POR INSTINTO EXPLORAVAM A INGENUIDADE HUMANA. AOS CACHACEIROS DAVAM PINGA. AOS SEM DENTES, DENTADURAS. AOS SEM TÉTOS, UNS TIJOLINHOS E TELHAS. AOS FAMINTOS, CESTAS BÁSICAS. E ASSIM FORAM AUMENTANDO SEU DOMÍNIO SÔBRE OS TOLOS E INTERESSEIROS. COMO OS RATOS NÃO TRABALHAVAM, NECESSITAVAM DE MARACUTAIAS, MENSALÕES, MENSALINHOS, SUPERFATURAMENTO, PARCERIAS E GRITOS PARA TEREM A BOA VIDA QUE LEVAVAM.
O NEPOTISMO ERA UM TRAÇO COMUM. SOMENTE ENTRE ELES SE SABIA QUEM ERA OU NÃO APARENTADO A RATO. QUEM NÃO ERA NÃO TINHA VÊZ, POR MAIS QUE JURASSE QUE TINHA PAVOR DE RATOEIRA E ADORASSE QUEIJO. RATO CONHECE RATO PELO CHEIRO, E O ESTRANHO ERA SEMPRE DESCARTADO. ALGUNS CAMUNDONGOS, RATOS DEGENERADOS, ERAM UTILIZADOS COMO ESPIÕES, DEDO-DURO, ALCAGUETAS, E COMO ERAM CORROMPÍVEIS FAZIAM QUALQUER SERVIÇO SUJO, APENAS PARA SEREM APONTADOS COMO PARENTES OU APANIGUADOS DOS VERDADEIROS RATOS.
UM RATO VERDADEIRO ERA RECONHECIDO POR SUA DESONESTIDADE, FALTA DE CARÁTER, CARA DE PÁU E FACILIDADE NO MENTIR, POIS MESMO QUE JÁ TIVESSE SIDO PRÊSO OU SETENCIADO, SE CONSIDERAVA ÍNTEGRO E EXEMPLAR, E AÍ DE QUEM O LEMBRASSE DO FATO, PODERIA SOFRER UM PROCESSO POR DIFAMAÇÃO OU COISA PIOR.
A CIDADE DOMINADA A SECULOS PELOS ROEDORES ESTAVA A MINGUA SANGRAVA MORIBUNDA, SEM FUTURO, ENTREGUE AO DESTINO, PRONTA PARA APAGAR A ÚLTIMA LUZ E ESQUECER A CONTA, QUANDO A NOTÍCIA VAZOU:- ALGUNS GATOS RONDAM AS CERCANIAS!
ANOS DEPOIS... NUNHUM RATO RESTOU NA REDONDEZA, O ÚLTIMO ROEU
A ROUPA DO REI E A RAINHA RAIVOSA ROEU O RESTANTE. OS GATOS SÃO CARNÍVOROS, ANIMAIS RAPINANTES, NÃO PLANTAM NEM FIAM E ESTÃO ASSUMINDO ASPECTOS HUMANOS. DIZEM QUE UMA MATILHA DE CÃES FERÓZES FOI AVISTADA. TOMARA QUE OS HUMANOS DEPOIS QUE OS CACHORROS FIZEREM A FESTA, EXPULSEM OS CÃES E SALVEM A CIDADE SE ELA SOBREVIVER.

MORAL DA HISTÓRIA: SÓ OS IGUAIS SE ENTENDEM



GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/SP
gastaodesouzaferreira.blogspot.com

Um comentário:

carolina disse...

Nooooosssssssaaaaaaaaa Amaiiiiiiiiii parabéns vc é realmente um grande artista ....
Te ao amigo
Bjs da ammiga de sempre
Carolllllllll