quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AS SERPENTES DA JURÉIA


AS SERPENTES DA JURÉIA


EXISTEM PESSOAS QUE CRIAM GATOS, OUTRAS CÃES. ALGUMAS CRIAM GALINHAS E OUTRAS CRIAM ATÉ MESMO JACARÉS. MAS EU NUNCA OUVIRA FALAR, NÃO DE PESSOAS, MAS DE UM POVO INTEIRO QUE SE DEDICASSEM A CRIAÇÃO DE SERPENTES. NO RIO DAS PEDRAS, DONA MIRNA TEM FAMA DE FEITICEIRA, DE BRUXA MESMO, DAQUELAS DE VASSOURA E TUDO. TODOS EVITAM PASSAR PERTO DE SUA PEQUENA MORADA, TEMEROSOS DE SEU MAU OLHADO. SE BEM QUE QUANDO A QUESTÃO É DESAFETO, AMOR NÃO CORRESPONDIDO, VEM GENTE ATÉ DA CAPITAL A SUA PROCURA.
CONHEÇO A VELHA MIRNA, CREIO PRIVAR DE SUA AMIZADE, ELA NA VERDADE NÃO É O QUE AS PESSOAS QUEREM QUE SEJA. É SIM, UMA ALMA BONDOSA, SEMPRE ABERTA AO JOGO DURO DA VIDA. VÊ NO PRÓXIMO UM IRMÃO NECESSITADO. COM SEUS CHÁS E REZAS TÃO ANTIGAS, QUE NEM MESMO A MEMÓRIA DA PESSOA MAIS VIVÍDA PODE LEMBRAR DE QUE VELHO LIVRO FOI COPIADA. DONA MIRNA É ASSIM, AJUDA SEMPRE, POR VEZES AJUDA ATÉ MESMO A MORRER, DE ONDE LHE VEM A FAMA DE FEITICEIRA E MÁ.
HOJE RESOLVEU CONFIAR-ME SEU SEGRÊDO, POIS SOU UMA DAS POUCAS PESSOAS QUE NUNCA A MALTRATOU. ELA NÃO É DE NOSSA REGIÃO, NASCEU PARA ALÉM DAS SERRAS DE ITATINS, NUMA PEQUENA ALDEIA PERDIDA NA DENSA VEJETAÇÃO DA MATA ATLANTICA, QUE BEM POUCAS PESSOAS SABEM DA EXISTÊNCIA. SEU POVO, É ASSIM QUE CHAMA A SUA GENTE, SE DEDICA A CULTURA DE SUBEXISTÊNCIA E AO TREINAMENTO DE SERPENTES, QUE SÃO POR VEZES UTILIZADAS PARA CURA, OUTRAS PARA AVISO DE PERIGO E MUITAS E MUITAS VEZES PARA VINGANÇA.
- PARA VINGANÇA? PERGUNTEI...
- SIM MEU AMIGO! VINGANÇA TAMBÉM É PARTE DA NATUREZA DO BICHO HOMEM.
- MAS A SENHORA NÃO VIVE FALANDO QUE O QUE VALE É AJUDAR?
- SIM! MAS A VINGANÇA É TAMBÉM UMA FORMA DE AJUDA. TANTO PARA QUEM SE JULGA DONO DA LEI E RECLAMA PARA SÍ O DIREITO DE JULGAR SEUS SEMELHANTES, COMO PARA AQUELE QUE SOFRE O EFEITO DE UMA LEI BEM MAIS ANTIGA E QUE POR DESCONHECÊ-LA ACREDITA SER UMA VINGANÇA DE HOJE.
- É! REALMENTE BEM POUCO ENTENDO DÊSSES ASSUNTOS...
- MAS EU ENTENDO E MUITO! AS SERPENTES VINGADORAS, COMO SÃO CHAMADAS, NA VERDADE NADA TEM DE SOBRENATURAL. APENAS FORAM TREINADAS A REAGIR A CERTOS ODORES, E COMO TODO O OFÍDIO TEM UM OLFATO TREMENDAMENTE DESENVOLVIDO, QUANDO SOMOS PROCURADOS PARA FINS DE VINGANÇA, PEDIMOS UMA PEÇA DE ROUPA DA VÍTIMA OU ALGO QUE TENHA RETIDO O SEU CHEIRO. DEPOIS TREINAMOS A SERPENTE A REAGIR VIOLENTAMENTE A TAL ODOR, QUANDO DAMOS POR ENCERRADO O TREINAMENTO CHAMAMOS A PESSOA QUE PEDIU A VINGANÇA E A INSTRUIMOS A LIBERTAR O RÉPTIL EM LOCAL PRÓXIMO DA VÍTIMA. É TIRO E QUEDA... A PESSOA É PICADA E SEMPRE MORRE, PARA AS SERPENTES VINGADORAS NÃO HÁ ANTIDOTO, ELAS SÃO NATURAIS DE NOSSA TERRA E MESMO LÁ SÃO RARAS, BEM POUCAS PESSOAS FORA DE NOSSO POVO AS CONHECEM.
- MAS DONA MIRNA!... ISSO É CRIME! SE A SENHORA FOR DELATADA AS AUTORIDADES É PRISÃO NA CERTA!
- MAS QUEM PODERIA DELATAR UMA POBRE VELHA COMO EU? AQUI SÓ EU E VOCE CONHECEMOS O SEGRÊDO DAS SERPENTES VINGADORAS. TALVÊZ EU NÃO DEVESSE TER CONFIADO EM VOCE!
-QUE É ISSO DONA MIRNA! POR MIM TUDO BEM! PODE FICAR TRANQUILA... PÔXA COMO É TARDE!... ATÉ AMANHÃ DONA MIRNA... DURMA BEM!
CHEGUEI EM CASA, AINDA ESTOU UM TANTO APAVORADO COM A HISTÓRIA DA VELHA... HÁ POUCOS INSTANTES OUVÍ UM BARULHO NO PORTÃO... DEVE SER O VENTO!
ENQUANTO ESCREVO ESSA HISTÓRIA SINTO-ME INQUIÉTO... NESSA CASA ANTIGA, CHEIA DE PEQUENOS BURACOS... SINTO UMA FISGADA NA PERNA... UMA DORZINHA INSIGNIFICANTE... UMA SERPENTE VERDE-AZULADA... SAINDO...PELO......VÃO.......DA......


GASTÃO FERREIRA/IGUAPE/SP
gastaodesouzaferreira.blogspot.com

Nenhum comentário: